Dou oficialmente as boas vindas a todos os que irão colaborar neste projecto, “Cantinho da turma do 5º B”, que se configura como sendo mais uma ferramenta a utilizar na promoção do SUCESSO dos meus/nossos alunos, vossos filhos/educandos.
O desafio por mim lançado, aquando da nossa primeira reunião, teve uma adesão razoável e como tal, permitam-me que publicite os vossos testemunhos no texto que intitulei “ Os nossos tesouros”, título escolhido, talvez porque para além de professora também sou mãe…
O desafio consistiu no registo, pelo Encarregado de Educação, de duas frases, uma onde fizesse uma pequena caracterização do seu filho/educando e outra onde mencionasse as expectativas depositadas na ESCOLA neste novo ano lectivo. O resultado foi este:
- O meu tesouro …
é uma criança muito alegre, simpática, meiga, educada, mas muito distraída. É amigo dos seus amigos. Talvez não saiba aproveitar as capacidades que apresenta por ser distraído. Temos que “ puxar por ele”! Adora jogar futebol. Vive no mundo do futebol e gostava de ser um dia um jogador profissional.
- O meu tesouro ...
é uma criança muito autónoma e é uma miúda feliz! Espero que a Escola alargue os horizontes da minha filha, lhe ensine como funciona o mundo à sua volta e porque funciona ele dessa forma. Espero que juntos (eu e todos os elementos da escola) a possamos preparar, para que no futuro ela seja capaz de decidir em consciência e com responsabilidade o seu papel no mundo. Espero ainda que a minha filha se divirta muito enquanto aprende!
- O meu tesouro …
é uma menina que gosta muito do convívio. Também gosta muito de dançar, de música e de praia. É uma menina muito “agradável”. As expectativas parecem-me boas. Ela vive com essa ilusão.
- O meu tesouro …
gosta muito de cinema e de viajar. As suas expectativas em relação à escola são as de aprender e de continuar a fazer novos amigos.
- O meu tesouro …
adora nadar e mergulhar. Sente liberdade a andar de patins. É uma menina alegre e com muito sentido de humor. Por vezes tem receio de não corresponder às expectativas dos adultos.
- O meu tesouro …
é uma boa aluna e boa colega. Espera que a escola lhe proporcione bons conhecimentos, alegria e sentimento de pertença.
- O meu tesouro …
é ainda muito infantil e imaturo. É Influenciável pelos outros. Tem receio de não ser aceite pelos outros. É uma criança meiga e carinhosa para com as pessoas que lhe são queridas. Espero que esta mudança de escola o faça crescer enquanto pessoa e aluno.
- O meu tesouro …
é uma criança muito afectuosa e respeitadora. Tem muita imaginação. É criativa, desenha e pinta muito bem e adora ouvir a mãe a ler histórias. Espero que ela aprenda muitas coisas interessantes e que faça muitos amigos.
- O meu tesouro …
gosta muito de cantar (fado), de dançar e de brincar! Não gosta de chegar tarde aos compromissos e gosta de ajudar os outros. Na escola de Santiago Maior, ela pretende aprender coisas novas e fazer muitos amigos.
- O meu tesouro …
é um menino muito meigo. Gosta de jogar futebol no Despertar de Beja e de brincar com os amigos. Fica por vezes um pouco ansioso quando são os testes. Gosta de aprender, de estudar, de fazer os deveres da escola e de ter sempre o material escolar arrumado.
- O meu tesouro …
adora experiências e jogos. Distingue amigos e colegas, detesta o barulho e a confusão; não gosta que ofendam os seus amigos e seus professores. Costuma ser participativo e organizado. Valoriza muito a escola, os amigos e os seus professores têm sempre razão. Ele espera que durante este ano lectivo aprenda “muitas coisas”.
- O meu tesouro …
gosta muito de jogar futebol e de brincar com os amigos. É educado e respeita os mais velhos. Tem sido um óptimo aluno e o meu receio é ele ser bastante ansioso com coisas novas mas depois consegue ultrapassá-las da melhor forma. As minhas expectativas em relação à escola são positivas uma vez que já fui aluna da escola e gostei bastante. Espero que com o meu filho os resultados também sejam positivos.
- O meu tesouro …
é uma criança responsável, reservada e em certas alturas um pouco tímida. Tem facilidade em integrar-se e não é conflituosa.
Até hoje, pelo que tenho observado, tem bastante empenho, força de vontade e objectivos para o futuro, ainda não bem definidos, devido à sua idade, claro...
- O meu tesouro …
é uma criança que gosta de comunicar com as outras pessoas. Não gosta de confusões. Gosta de ajudar todos os que a rodeiam.
Relativamente à escola, espera ter um bom relacionamento com os colegas e professores e ter um bom desempenho, ou seja assimilar as competências necessárias para atingir os seus objectivos.
- O meu tesouro …
é uma criança alegre, interessada e participativa. É observador. Tem sentido crítico e humor. Não abdica com facilidade das suas opiniões. Gosta de ser o primeiro a trabalhar qualquer trabalho, de jpgar Playstation, computador e praticar Karaté. O seu principal receio em relação à escola, era a separação dos amigos da turma do 4º ano.
Em relação à escola, espero que em colaboração activa com a família, consigamos que as nossas crianças assimilem as matérias leccionadas e interiorizem bons valores, para que sejam pessoas de bom carácter, com sensibilidade crítica, capazes de pensar e agir...
- O meu tesouro …
gosta de jogar computador, ver televisão e fazer patinagem de velocidade. Gosta muito das pessoas e dos animais.
Ele está a gostar da escola, dos colegas e dos professores.
- O meu tesouro …
é uma rapariga alegre, cujo maior receio é não ter amigos. Gosta de todas as actividades relacionadas com artes (desenho, pintura, etc).
As expectativas da minha educanda em relação à escola são enormes. O facto de ela ter passado do 1º ciclo para o 2º ciclo do ensino Básico leva a que ela se julgue imensamente mais madura e responsável, entendendo a Escola como fonte de informação e de aprendizagem de novas matérias que a ajudem a evoluir.
- O meu tesouro …
gosta de estar em casa a jogar computador. Ele é muito preocupado com tudo, até no que diz respeito aos adultos.
Ele quer estudar para conseguir tirar um curso.
O meu tesouro...
é uma criança meiga, educada e muito carinhosa.Tem muito sentido de entreajuda e é muito humanitária. É insegura o que lhe diminui a autoconfiança. Gosta de ajudar.
Aguardo que a escola transmita aos alunos conceitos de ética e de moral e também conhecimentos teóricos sobre as várias temáticas.
A escola deverá ser sentida como um sítio de companheirismo e de aprendizagem.
O meu tesouro...
é um menino muito alegre, brincalhão, amigo dos seus amigos mas também um pouco distraído e falador. Mesmo em casa ele está sempre na brincadeira e adora falar… Gosta muito de mimos. É tímido embora possa não parecer. É uma criança muito comunicativa mesmo com pessoas mais velhas. Adora andar de bicicleta e pratica atletismo. Tem participado em passeios de BTT e em algumas caminhadas. É muito activo. Gosta de música, de dançar e de cantar. O seu problema maior é sem dúvida a Escola. Tem algumas dificuldades e o seu maior problema é a sua auto-estima ser baixa. Acha sempre que não sabe fazer nada, embora eu esteja sempre a dizer-lhe que não é verdade, que basta ele estudar um pouco para compreender as matérias. Nas fichas de avaliação se não sabe alguma resposta, fica logo todo atrapalhado.Em relação às expectativas com a nova escola, não vejo qualquer problema pois como já referi anteriormente, ele é uma criança muito comunicativa e dá-se muito bem com todos os amigos. Tem também tido uma boa relação com os professores e contínuas e tenho a certeza que assim continuará.Ele iniciou o ano lectivo muito entusiasmado e para minha satisfação continua. Espero que em conjunto com os professores consigamos, fazer com que ele ultrapasse todos os seus receios e que consiga aumentar a sua auto-estima e que obtenha bons resultados.
(...)
Todos estes testemunhos fazem o enfoque numa ESCOLA em que se deve apostar no Aprender a ESTAR, no Aprender a SER, no Aprender a FAZER e no APRENDER A APRENDER.
Um muito obrigado a todos os que já participaram (fico a aguardar mais contributos).
TODOS fazemos uma equipa!
Mãos à obra!
A Directora de Turma
Alice Frade
4 comentários:
esta muito bonito esse texto espero que fassam mais textos
Olá Inês!
Muito bem. Isso significa que gostaste do que os vossos pais disseram. Certo?
Em relação ao teu comentário devo dizer-te que ele deveria ter sido iniciado com letra maiúscula e terminado com um sinal de pontuação.
Presta agora atenção à correcção do teu comentário:
" Este texto está muito bonito! Espero que façam mais textos."
Um abraço
Prof Alice Frade
Olá eu sou a Ana, e quero dizer que o texto está muito bonito, espero que fassam mais textos assim.
Beijos
Ana Margarida
Boa noite Ana!
Que belo comentário!
Devo só alertar-te para um erro que deste ao conjugares o verbo fazer. Cuidado também com a pontuação.
Assim o teu comentário deveria ser assim:
" Olá eu sou a Ana e quero dizer que o texto está muito bonito. Espero que façam mais textos assim."
Um abraço
Prof Alice Frade
Postar um comentário