Dou oficialmente as boas vindas a todos os que irão colaborar neste projecto, “Cantinho da turma do 5º B”, que se configura como sendo mais uma ferramenta a utilizar na promoção do SUCESSO dos meus/nossos alunos, vossos filhos/educandos.
O desafio por mim lançado, aquando da nossa primeira reunião, teve uma adesão razoável e como tal, permitam-me que publicite os vossos testemunhos no texto que intitulei “ Os nossos tesouros”, título escolhido, talvez porque para além de professora também sou mãe…
O desafio consistiu no registo, pelo Encarregado de Educação, de duas frases, uma onde fizesse uma pequena caracterização do seu filho/educando e outra onde mencionasse as expectativas depositadas na ESCOLA neste novo ano lectivo. O resultado foi este:
- O meu tesouro …
é uma criança muito alegre, simpática, meiga, educada, mas muito distraída. É amigo dos seus amigos. Talvez não saiba aproveitar as capacidades que apresenta por ser distraído. Temos que “ puxar por ele”! Adora jogar futebol. Vive no mundo do futebol e gostava de ser um dia um jogador profissional.
- O meu tesouro ...
é uma criança muito autónoma e é uma miúda feliz! Espero que a Escola alargue os horizontes da minha filha, lhe ensine como funciona o mundo à sua volta e porque funciona ele dessa forma. Espero que juntos (eu e todos os elementos da escola) a possamos preparar, para que no futuro ela seja capaz de decidir em consciência e com responsabilidade o seu papel no mundo. Espero ainda que a minha filha se divirta muito enquanto aprende!
- O meu tesouro …
é uma menina que gosta muito do convívio. Também gosta muito de dançar, de música e de praia. É uma menina muito “agradável”. As expectativas parecem-me boas. Ela vive com essa ilusão.
- O meu tesouro …
gosta muito de cinema e de viajar. As suas expectativas em relação à escola são as de aprender e de continuar a fazer novos amigos.
- O meu tesouro …
adora nadar e mergulhar. Sente liberdade a andar de patins. É uma menina alegre e com muito sentido de humor. Por vezes tem receio de não corresponder às expectativas dos adultos.
- O meu tesouro …
é uma boa aluna e boa colega. Espera que a escola lhe proporcione bons conhecimentos, alegria e sentimento de pertença.
- O meu tesouro …
é ainda muito infantil e imaturo. É Influenciável pelos outros. Tem receio de não ser aceite pelos outros. É uma criança meiga e carinhosa para com as pessoas que lhe são queridas. Espero que esta mudança de escola o faça crescer enquanto pessoa e aluno.
- O meu tesouro …
é uma criança muito afectuosa e respeitadora. Tem muita imaginação. É criativa, desenha e pinta muito bem e adora ouvir a mãe a ler histórias. Espero que ela aprenda muitas coisas interessantes e que faça muitos amigos.
- O meu tesouro …
gosta muito de cantar (fado), de dançar e de brincar! Não gosta de chegar tarde aos compromissos e gosta de ajudar os outros. Na escola de Santiago Maior, ela pretende aprender coisas novas e fazer muitos amigos.
- O meu tesouro …
é um menino muito meigo. Gosta de jogar futebol no Despertar de Beja e de brincar com os amigos. Fica por vezes um pouco ansioso quando são os testes. Gosta de aprender, de estudar, de fazer os deveres da escola e de ter sempre o material escolar arrumado.
- O meu tesouro …
adora experiências e jogos. Distingue amigos e colegas, detesta o barulho e a confusão; não gosta que ofendam os seus amigos e seus professores. Costuma ser participativo e organizado. Valoriza muito a escola, os amigos e os seus professores têm sempre razão. Ele espera que durante este ano lectivo aprenda “muitas coisas”.
- O meu tesouro …
gosta muito de jogar futebol e de brincar com os amigos. É educado e respeita os mais velhos. Tem sido um óptimo aluno e o meu receio é ele ser bastante ansioso com coisas novas mas depois consegue ultrapassá-las da melhor forma. As minhas expectativas em relação à escola são positivas uma vez que já fui aluna da escola e gostei bastante. Espero que com o meu filho os resultados também sejam positivos.
- O meu tesouro …
é uma criança responsável, reservada e em certas alturas um pouco tímida. Tem facilidade em integrar-se e não é conflituosa.
Até hoje, pelo que tenho observado, tem bastante empenho, força de vontade e objectivos para o futuro, ainda não bem definidos, devido à sua idade, claro...
- O meu tesouro …
é uma criança que gosta de comunicar com as outras pessoas. Não gosta de confusões. Gosta de ajudar todos os que a rodeiam.
Relativamente à escola, espera ter um bom relacionamento com os colegas e professores e ter um bom desempenho, ou seja assimilar as competências necessárias para atingir os seus objectivos.
- O meu tesouro …
é uma criança alegre, interessada e participativa. É observador. Tem sentido crítico e humor. Não abdica com facilidade das suas opiniões. Gosta de ser o primeiro a trabalhar qualquer trabalho, de jpgar Playstation, computador e praticar Karaté. O seu principal receio em relação à escola, era a separação dos amigos da turma do 4º ano.
Em relação à escola, espero que em colaboração activa com a família, consigamos que as nossas crianças assimilem as matérias leccionadas e interiorizem bons valores, para que sejam pessoas de bom carácter, com sensibilidade crítica, capazes de pensar e agir...
- O meu tesouro …
gosta de jogar computador, ver televisão e fazer patinagem de velocidade. Gosta muito das pessoas e dos animais.
Ele está a gostar da escola, dos colegas e dos professores.
- O meu tesouro …
é uma rapariga alegre, cujo maior receio é não ter amigos. Gosta de todas as actividades relacionadas com artes (desenho, pintura, etc).
As expectativas da minha educanda em relação à escola são enormes. O facto de ela ter passado do 1º ciclo para o 2º ciclo do ensino Básico leva a que ela se julgue imensamente mais madura e responsável, entendendo a Escola como fonte de informação e de aprendizagem de novas matérias que a ajudem a evoluir.
- O meu tesouro …
gosta de estar em casa a jogar computador. Ele é muito preocupado com tudo, até no que diz respeito aos adultos.
Ele quer estudar para conseguir tirar um curso.
O meu tesouro...
é uma criança meiga, educada e muito carinhosa.Tem muito sentido de entreajuda e é muito humanitária. É insegura o que lhe diminui a autoconfiança. Gosta de ajudar.
Aguardo que a escola transmita aos alunos conceitos de ética e de moral e também conhecimentos teóricos sobre as várias temáticas.
A escola deverá ser sentida como um sítio de companheirismo e de aprendizagem.
O meu tesouro...
é um menino muito alegre, brincalhão, amigo dos seus amigos mas também um pouco distraído e falador. Mesmo em casa ele está sempre na brincadeira e adora falar… Gosta muito de mimos. É tímido embora possa não parecer. É uma criança muito comunicativa mesmo com pessoas mais velhas. Adora andar de bicicleta e pratica atletismo. Tem participado em passeios de BTT e em algumas caminhadas. É muito activo. Gosta de música, de dançar e de cantar. O seu problema maior é sem dúvida a Escola. Tem algumas dificuldades e o seu maior problema é a sua auto-estima ser baixa. Acha sempre que não sabe fazer nada, embora eu esteja sempre a dizer-lhe que não é verdade, que basta ele estudar um pouco para compreender as matérias. Nas fichas de avaliação se não sabe alguma resposta, fica logo todo atrapalhado.Em relação às expectativas com a nova escola, não vejo qualquer problema pois como já referi anteriormente, ele é uma criança muito comunicativa e dá-se muito bem com todos os amigos. Tem também tido uma boa relação com os professores e contínuas e tenho a certeza que assim continuará.Ele iniciou o ano lectivo muito entusiasmado e para minha satisfação continua. Espero que em conjunto com os professores consigamos, fazer com que ele ultrapasse todos os seus receios e que consiga aumentar a sua auto-estima e que obtenha bons resultados.
(...)
Todos estes testemunhos fazem o enfoque numa ESCOLA em que se deve apostar no Aprender a ESTAR, no Aprender a SER, no Aprender a FAZER e no APRENDER A APRENDER.
Um muito obrigado a todos os que já participaram (fico a aguardar mais contributos).
TODOS fazemos uma equipa!
Mãos à obra!
A Directora de Turma
Alice Frade